DIA DE VOLUNTARIADO

Pare e ouça

Olá amigos, tudo bem com vocês???

Uma das minhas ideias com o blog é contar um pouco sobre minha vida com as ações do voluntariado e trazer uma visão ou histórias que aconteceram que de alguma forma me marcaram. Então faço o primeiro questionamento a vocês. “Quando foi a última vez que você parou para ouvir alguém lhe contar uma história sem que você interrompesse a pessoa com perguntas ou dúvidas. Simplesmente ficou ali parado, concentrado e atento a cada detalhe que foi relatado a você?”

Grupo de palhaços Gargalhões
Instagram: Gargalhões

Pois bem, em um dia de visita como palhaço do projeto Gargalhões, fomos até um hospital da Grande São Paulo, na cidade de Osasco. Após algumas visitas e risadas em alguns quartos nos deparamos com o Seu João. Um senhor de aproximadamente 62 anos, não me recordo, sentado na cama do hospital de costas para a porta.  Adentramos em seu quarto quando o mesmo sorridente virou seu rosto para nós e parecia estar nos aguardando. “Que bom que vocês vieram, escrevi uma música e gostaria de saber se ela está boa, posso cantar para vocês?” prontamente aceitamos e nos posicionamos para ouvir sua canção.

Sem instrumentos musicais apenas com sua voz, fomos hipnotizados com tal voz e com cada palavra que ele se cuidava em cantar no tom e timbre certos. Aos poucos fomos entendendo porque ele estava naquele hospital e o que já tinha passado até estar ali sentando na cama. A  cada nova folha de papel novas palavras iam surgindo e sem um refrão, percebemos que Seu João já estava bem e que ali em nossa frente tínhamos um talento.

Com o fim de sua canção as palmas vieram e com ela algumas perguntas. Momento para aos poucos sabermos que Seu João teve algumas duplas sertanejas, participação no programa do Ratinho e tours por várias cidades do interior de São Paulo e Paraná. Aos poucos fomos percebendo que o tempo já havia passado e muito. Mas permanecemos ali ouvindo cada história. Apresentações em circos, cidades pequenas, grandes festas com muita comida, bebida e uma história mais incrível que a outra.

Seu João com seu jeito tímido assim que entramos no quarto mostrou para nós que a vida vale muito a pena ser vivida e caminhar atrás se seus sonhos e planos, basta apenas força e determinação. Em uma noite ele conseguiu compor uma música sobre seu triste acidente, mas nada que abalasse, só dando mais forças para que ele pudesse se recuperar e estar pronto para quando sair começar a gravar seu novo disco.

Boa sorte Seu João. Abraços

Um comentário

  • Vii

    Acho maravilhoso o projeto, acredito que a vida de qualquer pessoa muda ao participar desse tipo de trabalho voluntário e conhecer pessoas tão fantásticas como o Seu João. Recentemente um amigo sofreu um acidente de carro, e hoje mesmo ele falou por mensagem que qualquer atenção e qualquer demonstração de que nos preocupamos com ele, de que ele eh realmente importante, eh um motivo para que ele lute cada vez mais para sair da cama. Cada pessoa tem seus motivos. Mas realmente se tirarmos um tempinho do nosso dia para esses gestos e gentilezas para com os nosso amigos, a gente faz nossa parte para um mundo melhor, com pessoas que se sentem amadas. Se todos fizéssemos isso, muitos casos de depressão e coisas do tipo poderiam ser amenizados. Só posso agradecer e pedir que não deixe de continuar fazendo esse maravilhoso trabalho (e nem de parar de escrever abrindo os olhos de todos que venham aqui ler e encontrar coisas tão boas!).

    Manda mais, amigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *